13 a 16 de Agosto de 2019 - Balneário Camboriú/SC

TRABALHOS

INFORMAÇÕES SOBRE A SUBMISSÃO DE RESUMOS, E-POSTERES E NOTÍCIAS CIENTÍFICAS



Prezados Congressistas

Algumas informações de cunho geral sobre a apresentação de trabalhos no XI CBAI


Sessões Plenárias


O tempo de apresentação dos trabalhos será de 15min., sendo 10min. para a explanação da pesquisa e 5min. para debate.
O preparo da apresentação é livre, em MS Power Point ou similar; sendo 6 a 7 slides suficiente.
O autor prepara a apresentaçao e traz consigo o arquivo, devendo o mesmo ser carregado no computador da respectiva sala da sessão com antecedência.


Sessões de Pôster


O tempo de exposição dos trabalhos será de 7min. Não haverá explanação oral do pôster, mas o autor deverá estar presente para sanar eventuais dúvidas.
O pôster deve ser carregado na página do congresso, pela área do congressista, em formato de imagem retrato JPG ou JPEG.
O prazo para envio dos pôsteres, pelo sistema, se encerra em 21 de julho de 2019.
Pôsteres não recebidos implicarão na não exposição do trabalho, ficando o respectivo horário e totem vago (em tela preta).
A sequência de apresentação de posteres será informatizada, por isso não serão recebidos arquivos trazidos em mãos pelos congressistas e nem terão o agendamento alterado.


Áreas temáticas para submissão dos trabalhos com os respectivos responsáveis:

Fitomelhoramento - Dr. Rubens Marschalek;
Manejo de Plantas Daninhas - Dr. José Alberto Noldin;
Manejo de Doenças - Dr. Klaus Konrad Scheuermann;
Manejo de Insetos e Outros Fitófagos - Dr. Eduardo Rodrigues Hickel;
Manejo da Cultura e dos Recursos Naturais - Dr. Marcos Lima Campos do Vale;
Tecnologia de Colheita, Pós-colheita e Industrialização de Grãos e Sementes - Dr. Laerte Reis Terres;
Sócio-Economia - Dra. Glaucia de Almeida Padrão;



Submissão De Resumos e Notícias Científicas

Nesta edição do CBAI, além do resumo expandido, uma nova modalidade de apresentação de trabalhos foi criada. Trata-se da “Notícia Científica”. Nesta modalidade, a pesquisa é apresentada de forma jornalística, sem contudo comprometer o rigor da apresentação. A notícia científica é uma forma inovadora de apresentação de trabalhos, cujo principal objetivo é divulgar a ciência de ponta, sem comprometer a publicação futura dos resultados nos periódicos científicos, visto a grande maioria impor restrições à tramitação de trabalhos que já tenham resumo publicado em Anais de eventos.

Tanto os resumos como as notícias para apresentação no XI CBAI somente poderão ser submetidos pelo site do Congresso, onde há gabaritos de resumo expandido e de notícia científica, em arquivo MS Word, para donwload. Estes gabaritos já vêm pré-formatados nas normas de apresentação de trabalhos e com informações adicionais sobre procedimentos a serem seguidos na confecção dos mesmos. Para sanar eventuais dúvidas no preenchimento dos gabaritos, modelos já preenchidos também estão disponíveis para donwload, para servir de exemplo.

Antes de submeter o resumo ou notícia, o autor deverá providenciar a revisão técnica por dois revisores locais, cujos nomes deverão ser informados no formulário de envio de trabalhos. Também deverá atestar que os demais autores, se houver, estão de acordo com a submissão.

Cada autor poderá enviar, no máximo, dois resumos e/ou duas notícias como autor principal.

Atenção para os seguintes prazos:

Data de início de recebimento de trabalhos: 01 de abril de 2019
Data limite para envio de trabalhos: ÚLTIMA PRORROGAÇÃO - 25 DE JUNHO DE 2019

A Comissão Editorial reserva-se ao direito da decisão final sobre a forma de apresentação dos trabalhos.



Normas para elaboração dos resumos expandidos

O congressista deverá fazer o download do gabarito de resumo expandido, em arquivo MS Word, para redigir seu trabalho. Este gabarito já vem pré-formatado nas normas de apresentação de resumos e com informações adicionais sobre procedimentos a serem seguidos na confecção dos mesmos.

Aqueles congressistas que não optarem pelo uso do gabarito, deverão seguir as seguintes normas para elaboração de resumos:

1. Os resumos deverão ser elaborados no editor de texto MS Word, versão 2007 ou posterior e os arquivos devem possuir o formato ".doc" ou “.docx”. Os resumos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês e deverão conter no máximo quatro páginas.

2. O tamanho do papel deverá ser A4 (210 X 297mm), todas as margens de 2cm e espaçamento entre linhas simples. As páginas não deverão ser numeradas. Utilizar a fonte Calibri em todo o documento.

3. O título deverá ser escrito centralizado, em caixa alta (letras maiúsculas), tamanho 16, na cor preta e em negrito. Nomes científicos no título deverão ser grafados em negrito e itálico e apenas com a inicial do gênero em maiúscula.

4. Logo abaixo, deixando-se uma linha, tamanho 12, listar os nomes dos autores, separados por vírgula, em tamanho 11. Informações referentes aos autores deverão vir em nota de rodapé, tamanho 8, em algarismos arábicos, ordem crescente. Informe a formação, instituição e endereço completo, inclusive e-mail do autor para correspondência. Para os demais autores informe apenas a formação, instituição e e-mail. O nome do autor apresentador deverá ser sublinhado.

5. Deixando-se outra linha, tamanho 12, listar as palavras-chave (no máximo cinco), em tamanho 11, separadas por vírgula.

6. Após outra linha, tamanho 12, redigir o texto (em espaço simples, tamanho 12) subdividindo-o em Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (se os autores julgarem necessário), e Referências Bibliográficas. Estes subtítulos deverão ser centralizados em caixa alta, negrito, tamanho 14, em linhas com espaçamento 1,5.

7. Fazer as citações de autores em caixa alta, quando entre parênteses (AUTOR, 2019) e com apenas a inicial em maiúscula quando em texto corrido, conforme Autor (2019). Deverá ser adotado, prioritariamente, o Sistema Internacional de Unidades. Os nomes científicos deverão ser grafados em itálico com a inicial do gênero em maiúscula.

8. Todas as tabelas, quadros e figuras/imagens deverão possuir legenda e, ao menos, uma referência no texto e estar inseridas como parte ativa do documento, sem ultrapassar as margens das páginas. Poderão ser apresentadas com tamanho de letra mínimo 8. As tabelas, quadros e figuras/imagens não serão aceitas em arquivos separados.

9. Os agradecimentos e as referências bibliográficas deverão ser escritos em tamanho 11 e as referências estarem de acordo com as normas da ABNT. Não utilizar abreviações para títulos de periódicos.

10. Em caso de dúvida, baixe o resumo preenchido para servir de exemplo.



Normas para elaboração das notícias científicas (Nova Modalidade)

O congressista deverá fazer o download do gabarito de notícia científica, em arquivo MS Word, para redigir seu trabalho. Este gabarito já vem pré-formatado nas normas de apresentação das notícias e com informações adicionais sobre procedimentos a serem seguidos na confecção das mesmas.

Aqueles congressistas que não optarem pelo uso do gabarito, deverão seguir as seguintes normas para elaboração das notícias:

1. As notícias deverão ser elaboradas no editor de texto MS Word, versão 2007 ou posterior e os arquivos devem possuir o formato ".doc" ou “.docx”. As notícias poderão ser escritas em português, espanhol ou inglês e deverão conter no máximo uma página.

2. O tamanho do papel deverá ser A4 (210 X 297mm), todas as margens de 2cm e espaçamento entre linhas simples. As páginas não deverão ser numeradas. Utilizar a fonte Calibri em todo o documento.

3. O título deverá ser escrito centralizado, em caixa alta (letras maiúsculas), tamanho 16, na cor preta e em negrito. Recomenda-se não utilizar nomes científicos no título, contudo, se necessário, deverão ser grafados em negrito e itálico e apenas com a inicial do gênero em maiúscula.

4. Logo abaixo, deixando-se uma linha, tamanho 12, listar os nomes dos autores, separados por vírgula, em tamanho 11. Informações referentes aos autores deverão vir em nota de rodapé, tamanho 8, em algarismos arábicos, ordem crescente. Informe a formação, instituição e endereço completo, inclusive e-mail do autor para correspondência. Para os demais autores informe apenas a formação, instituição e e-mail. O nome do autor apresentador deverá ser sublinhado.

5. Deixando-se outra linha, tamanho 12, redigir o texto (em espaço simples, tamanho 12) subdividindo-o em “A Pesquisa” e “Resultados de Destaque”. Estes subtítulos deverão ser centralizados em caixa alta, negrito, tamanho 14, em linhas com espaçamento 1,5.

6. Não fazer citações de autores nas notícias. Deverá ser adotado, prioritariamente, o Sistema Internacional de Unidades. Os nomes científicos deverão ser grafados em itálico com a inicial do gênero em maiúscula.

7. Eventuais tabelas, quadros e figuras/imagens deverão possuir legenda e, ao menos, uma referência no texto e estar inseridas como parte ativa do documento, sem ultrapassar as margens da página. Poderão ser apresentadas com tamanho de letra mínimo 8. As tabelas, quadros e figuras/imagens não serão aceitas em arquivos separados.

8. Os agradecimentos (se os autores julgarem necessário) deverão ser escritos em tamanho 11, em novo parágrafo, sem recuo e texto contínuo, após a palavra “Agradecimentos:” em negrito.

9. Em caso de dúvida, baixe a notícia preenchida para servir de exemplo.



Informações para submissão de e-posteres ao XI CBAI

Os e-posteres para apresentação no XI CBAI somente poderão ser submetidos pela homepage do Congresso, onde há um gabarito (template), em arquivo MS Power Point, para donwload. Este gabarito já vem pré-formatado nas normas de elaboração de e-posteres. Para sanar eventuais dúvidas no preenchimento do gabarito, um modelo já preenchido também está disponível para donwload, para servir de exemplo.

Os e-posteres só serão aceitos em formato JPG, assim o congressista deverá, no Power Point, usar a opção "Salvar Como" > "Outros Formatos" e selecionar "Formato JPEG (*.jpg)".

A data limite para envio de e-posteres é 15 de julho de 2019.



Normas para elaboração de e-pôsteres para o XI CBAI

Aqueles congressistas que não optarem pelo uso do gabarito, deverão seguir as seguintes normas para elaboração de e-posteres:

1. Obedecer às dimensões máximas de página de 46 x 80cm.
2. Preferencialmente, usar fonte tipo Calibri e trabalhar com tamanhos de letra que permitam a leitura à distância. Ter em mente que o e-Poster será apresentado numa TV de 43’, em formato retrato, e lido a aproximadamente 2m de distância.
3. Centralizar o título no topo.
4. Na medida do possível incluir os itens: Introdução, Material e Métodos, Resultados e, ao final, Conclusão.
5. Por fim, salvar o arquivo em formato JPG para envio pela área do congressista.
6. Em caso de dúvida, baixe no site o e-poster preenchido para servir de exemplo.



Seção Plenária

O congressista terá dez minutos para a apresentação e cinco minutos para discussões com os presentes. O preparo do material áudio-visual é livre.



Os trabalhos deverão ser submetidos entre 01/04/2019 até 25/06/2019 diretamente pela Área do Congressista.

Arquivos para download - Modelo

Modelo de Resumo (Português) Modelo de Resumo (Inglês) Modelo de Resumo (Espanhol)
Modelo de Notícia (Português) Modelo de Notícia (Inglês) Modelo de Notícia (Espanhol)
Modelo de e-Poster

Arquivos para download - Exemplo

Exemplo de Resumo Exemplo de Notícia Exemplo de e-Poster






Entre em contato

QUAX - Sites & Sistemas